segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Arte e cultura.Você sabe a diferença?




Seria a arte apenas uma travessura de criança ou uma matéria escolar?Na escola, aprendemos sobre arte e cultura, mas será que sabemos a importancia de cada uma delas? No dicionário temos muitos significados para essas duas palavras, mas qual significado elas têm nas nossas vidas? Cultura no dicionário é definida por "efeito de cultivar, desenvolvimento intelectual, saber; estudo;conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais , civilização".você entende cultura assim? Para entender melhor esse tema vamos ver as opiniões de pessoas abordadas nas ruas e a do professor e jornalista António Cerveira de Moura para você analisar e responder.Afinal o que é cultura?E a arte?È tudo a mesma coisa?
Para o vendedor
Wellington Guedes,21 anos,e o estudante Guilherme Lui Sete, 12 anos, a arte esta ligada a algo 'fino', de gente rica,um exemplo de arte seriam as obras de Picasso.

Já a vendedora ambulante, Zeli Maria Matos,52 anos tem opinião diferente: "Arte é pessoa que mexe com artesanato, pessoa que tem cultura,inteligente ,que tem noção do que quer ser.
"E você, o que acha? Vamos lá, as duas definições estão certas , porque todas as classes sociais produzem arte.
Para o professor Moura, "arte é a contemplação do belo, do fazer humano."Para ele, essa visão de arte como elitizado é uma "tentativa de dissociação que se faz pelas classes dominantes para que ela mantenha o mínimo controle sobre essas formas.È por isso que se chama de arte o que é caro, de artistas famosos, e o artesanato das camadas populares fica esquecido no âmbito artístico, mas também é arte,arte de pessoa desconhecida".
E cultura?
Para Adilson Maioni ,41 anos ,desempregada ,cultura " é estudo, ler bons livros ,ver bons filmes .ir ao teatro ". Moura define cultura como "todo o fazer humano ". Então , como cada uma faz sua vida diferente , há várias culturas ,que geralmente são sub divididas por povos, classes ou mesmo famílias . "Há diferentes tipos de cultura porque há diferentes condições de vida, diferentes tipos de apropriação de universo, de visão de mundo", afirma moura.
E ai? você deve estar pensando naquele velho discurso, cultura é algo elitizado. Mas o você fez pra reforçar a sua cultura? Será que depois dessa conversa toda vamos poder discutir sobre cultura e arte e assumir sem vergonha a nossa cultura local?
Se você tem alguma opinião sobre o assunto ,ou não tem nenhuma, mas se interessa pelo assunto
não guarde pra você exponha neste blog ou em outros , ou apenas discuta entre amigos;
Só não podemos ficar calados.

Seguidores